segunda-feira, 30 de março de 2009

''VOCÊ ESTA REALMENTE LOUVANDO A DEUS''?


O perfeito louvor a DEUS

TEXTO: Sl 119.164

Introdução: Davi se expressando para com DEUS diz: “Sete vezes no dia eu Te louvo”; sete vezes no dia Davi louvava a DEUS poderíamos analisar este texto em seu contexto literal entendendo que Davi louvava a DEUS varias vezes ao dia, mais buscando a interpretação da figura do numero sete dentro da Bíblia passamos a entender que Davi esta falando para DEUS que louvava a ele com perfeição visto que na Bíblia o numero sete é o numero da perfeição de DEUS.
‘’Em fim qual é o perfeito louvor a DEUS?’’

1. DEFININDO A PALAVRA LOUVOR: Texto: (Salmos 148:1) - LOUVAI ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.
Louvar: (hãlal)
Significado: Louvar, celebrar, glorificar, cantar, louvor e gloriar-se.

*Hãlal é usado pela primeira vez em Gn12. 15 - E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.
*Apesar de ser utilizada de maneira simples para indicar “louvar” pessoas, a palavra hãlal é usada normalmente em referência a “louvar a Deus”.
*A palavra hãlal é encontrada mais de 160 vezes no antigo testamento, e, mais da metade é encontrada no livro de salmos.

*A palavra hãlal é a origem de “aleluia”, expressão hebraica de louvor a Deus que praticamente passou para todas as línguas do mundo.
* O hebraico aleluia é traduzido em geral por “louvai ao Senhor!”. O termo hebraico é traduzido mais tecnicamente por “louvemos a já”, o termo “já” é uma forma encurtada do termo “Jeová”.

*sinônimo de hãlal:
-yãdãh: agradecer, louvar, glorificar”.
*Palavra hebraica comum em todos os seus períodos, este verbo é termo importante no linguajar de adoração. O termo yãdãh é termo é encontrado quase 120 vezes na Bíblia hebraica, sendo a primeira vez em Gn29. 35. E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz.

t`hillâ: louvor, atos dignos de louvor.
 Este substantivo representa os resultados de hãlal, bem como os atos divinos que merecem a atividade humana do louvor como resposta. Este último uso ocorre tanto no singular (Salmos 106:47) “Salva-nos, SENHOR nosso Deus, e congrega-nos dentre os gentios, para que louvemos o teu nome santo, e nos gloriemos no teu louvor.”
 - Palavras paralelas são kãbôd, “honra” (Is42. 8), e shem, “nome” (Sl 48.10).

Observando estas palavras em seu contexto etimológico podemos entender que ‘’louvor a DEUS é quando glorificamos a Ele pelo que Ele é e pelos méritos que possui’’

2. ESTAMOS LOUVANDO A DEUS?

As maiorias dos hinos que cantamos em nossos cultos estão direcionados na horizontal, ou seja, são letras que falam ao ego da igreja as suas necessidades mensagens de crentes para outros crentes e não para DEUS, hinos que falam de vitórias portas abertas etc. nada direcionado a adorar ao DEUS TODO PODEROSO; na verdade a hoje em nosso meio um culto as bênçãos de DEUS e não ao DEUS das bênçãos.
‘’Segundo um cantor gravar hinos de adoração não vende CD não do ibope’’

3. DEUS QUER SER LOUVADO COM O PERFEITO LOUVOR

3.1 Que é feito com a pureza de uma criança:
(Mt 21:16) - E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?

3.2 Que é feito em espírito e em verdade:
(Jo 4:23) - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

3.3 Que é feito na vertical direcionado a Ele:
O Sl 148 convida a todos a louvar ao senhor tributando a Ele toda gloria por tudo que É e por tudo que faz

CONCLUÇÃO:
Na Bíblia o louvor é um dos temas principais, visto o ser humano ter sido criado para louvar a Deus. No livro dos Salmos, que no hebraico é tehallim e significa "louvores", encontramos que Deus está entronizado sobre os louvores de Israel (Sl 22:3). Isto quer dizer que Ele se sente em casa no meio do louvor e é em casa que Ele mostra o seu melhor aspecto como Deus. Quando louvamos, nós convidamos o Deus Eterno a sentir-se em casa e a agir como se estivesse em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário